Mensagens



"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo"     (João 16.33)

 O Senhor Jesus pediu para os discípulos terem bom ânimo, como vimos no texto acima  deixando o alerta que aqui neste mundo teriam aflições como ele teve, mais mostrou o seu exemplo, dizendo que venceriam tal como ele venceu.
O que seria então este bom ânimo nos dias de hoje? Há muitas pessoas que são animada para as coisas quanto tudo está dentro do planejado, quando a coisas correm bem tudo bem e tudo esta dando certo.
Há também pessoas que,  por verem as coisas a andar bem, movidas pela emoção ficam eufóricas, entusiasmadas, porém, diante de um pequeno problema, ou mesmo de uma dificuldade esmorecem e param, com se nunca tivesse vencido nada, desanimam como se nada tivesse experimentado de bom.
Ter bom ânimo não é depender de circunstâncias para se estar bem. Não! O apóstolo Paulo descreve o que é ter bom ânimo:
"Temos, portanto, sempre bom ânimo,... visto que andamos por fé e não pelo que vemos."                                                                (2 Coríntios 5.6 e 7)
Ter bom ânimo é andar na fé, é crer no que não se vê, andar na fé é o contrário de andar pelas circunstâncias, visto ser a fé certeza do que se espera e não do que se vê ou se tem, convicção de fatos que não se vêem.
Tenha bom ânimo e tome posse da sua vitória, porque o nosso Senhor Jesus já venceu o mundo.

Que Deus ilumine a sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado
DEUS NÃO SE IMPORTA COM SEU PASSADO

Era, então Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta...
... Também a mulher de Giliade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque é filho doutra mulher. Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos...
...e os homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam.
Vejamos a história de Jefté. Ele foi um homem oportunista aproveitou a oportunidade que Deus lhe deu. O significado do nome Jefté é, Deus Abre. Foi o nono juiz de Israel, no momento mais difícil da sua vida tinha ao seu lado um grupo de homens foragidos e levianos (pessoas que ágüem sem refletir, imprudente, ou seja Maria vai com as outras), com este grupo era difícil de contar, mas após ser cheio do Espírito Santo , derrotou completamente os inimigos Amonitas e feriu os efraimitas e julgou Israel por vários anos. E ele se tornou um grande exemplo de fé em Deus. Perceba você que ele era um homem valente, nosso Deus procura pessoas que são valentes, ainda que o mundo as considere um fracasso, mais nosso Senhor não vê como o homem vê, Ele enxerga nosso interior e com isso a nossa valentia.

Jefté nasceu de um relacionamento um ato de adultério. Por esse motivo era desprezado por seus irmãos e os mesmos não o aceitavam em casa. Não queriam dividir a herança de seu pai. Jefté teve que sair de casa. Deus via em Jefté uma grande valentia e muita coragem. Assim com Deus viu em Davi o que ninguém podia ver. Em Samuel Deus enxergou o que nem mesmo o sacerdote Ely pode enxergar e assim foi e é na vida de muitas pessoas usadas por Deus. Queriam humilhar Jefté mais os humilhados serão exaltados não enxergavam em Jefté valor nenhum mais Deus ergue do pó o desvalido, Deus viu Jefté como alguém de valor. Deus olha para você e não se importa com o seu passado, Ele não se importa com o que as pessoas estão pensando ou até mesmo falando a seu respeito.

Ninguém pode impedir o agir de Deus nem mesmo o seu passado. Deus está olhando para você como olhou para Jefté, Davi, Josué, Gideão, Elias e muitos outros heróis da fé. Ele vê o seu interior, o seu coração.

Jefté agarrou a oportunidade que lhe apareceu.
A Palavra de Deus diz que o Espírito Santo se apossou de Jefté, após ser cheio do Espírito Santo, Jefté conquistou o que jamais teria conquistado por si próprio. Esta é uma das nossas maiores necessidades. Receber o Batismo com o Espírito Santo, Mais para que isso aconteça temos que eliminar do nosso coração o rancor o ressentimento fazer desaparecer de nossas vidas para assim então podermos ser cheios do Espírito Santo
Creia na providência divina. Deixe Deus restaurar a sua vida. O seu passado não é obstáculo para Deus, Ele tem o poder de restaurar sua vida, basta você dar uma chance para Ele, ser valente e corajoso.
Que Deus ilumine a sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado
“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus…” João 8.47  Mas quem diz ser um homem ou uma mulher de Deus e prega ou ensina a mesma Palavra, obrigatoriamente, tem de ser o primeiro a praticá-la.

Neste versículo o Senhor Jesus separa quem serve a Deus de quem acha que serve, definindo bem quem é dEle e quem não é. Faz assim para alertar os verdadeiros servos.

Quando se nasce de Deus, a maior e mais evidente característica é a mudança de caráter. Por mais genioso, mentiroso ou dissimulado, logo após o novo nascimento, a pessoa é transformada como da água para o vinho.

Somos testemunhas viva disso. Já acompanhamos vários casos de pessoas com gênio ruim. Onde o perdão não faz parte de sua vida. Pessoas que ficam sem falar com um amigo, ou até mesmo familiares por dias meses e até mesmo anos. E extremamente inadmissível isso numa pessoa que se diz de Deus. Mas, logo após o nascimento do Espírito, essas pessoas tornaram-se como criança. Tudo mudou. Surpreenderam a si mesmas e aos seus familiares ao ponto de se tornarem estranhas em casa. Seus pensamentos e objetivos mudaram, consequentemente, as atitudes também. Todos notam a enorme diferença em seu comportamento e maneira de falar.

Às vezes, por conta dos problemas causados por uns maus caracteres, ficamos irados e revoltados. Mas, logo passa. E, quando a ira insiste em ficar, oramos por eles e logo a paz interior volta a reinar. É uma maravilha conviver com a consciência tranqüila e em paz.

Temos observado a destruição que o espírito do ódio, inveja, confusão e engano tem feito nas Igrejas de Deus. Sabemos que há risco de perder a salvação enquanto o Senhor Jesus não é formado no interior destes que carregam esses sentimentos no coração e infelizmente acabam contaminando os novos na fé. O diabo também sabe. Por isso, seu ódio cresce e se espalha nos coração de quem lhe da oportunidade. Mas, o que podemos fazer? Obrigá-los a mudar? Claro que não, pois isso tem que partir da pessoa mesmo, através de um reconhecimento que errou seguido de um arrependimento. Esperamos, pela fé, que um dia a “ficha caia”, se arrependam e voltem ao primeiro amor, trilhando assim o caminho da Salvação Eterna.

Observando tudo isso, podemos compreendemos muito bem as palavras de Paulo, quando disse: “…de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós” Gálatas 4.19

A ganância de sucesso a qualquer preço, a busca por cargos em igrejas, congregações, o desejo de estar em pedestais, ser reconhecido (a) por tudo e por todos instiga a falta de temor e respeito à Obra de Deus. E o pior: vivem na rebeldia promovendo mentira e invenções e muitas vezes dizem que foi Deus quem falou através de um sonho, revelação uma profecia. (Ler Jr. Cap. 23 ver 25 e Jr. Cap. 29 ver 8,9 e Ez. Cap. 13 ver 3 e 6,7,8,9)

Infelizmente, tal problema sempre esteve presente na história da construção do Reino de Deus nos corações. Sugiro, então, a meditação no texto a seguir, como forma de alerta.

“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não Me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” João 8.47

Ou seja, quem rejeita as palavras de Jesus, não é de Deus.
Pr. Fernando O. Machado.




Nascer de Novo
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. João 3.5

É necessário nascer de novo, pois o ser humano é facilmente induzido ao pecado, e o pecado leva a morte espiritual e como conseqüência um grande vazio interior, doenças, vícios, misérias e perturbações a tal ponto que muitos desejam a morte tentando o suicídio.
Mas, o Senhor Jesus como sempre nos da uma oportunidade uma saída, através do novo nascimento, que nos envolve através do Espírito Santo quando cremos na palavra de Deus, e, tomamos uma atitude de entregar a nossa vida ao Senhor Jesus, assim Ele perdoa todos os nossos pecados, nos liberta e nos purifica, dos vícios, das doenças e do sofrimento através da fé, o batismo nas águas é o sepultamento da velha criatura, o nascimento em Cristo, passamos a ver o poder de Deus em nossa vidas a cada dia, com saúde, paz, alegria e a certeza da vitória.
Que Deus ilumine sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado.
Deus criou o Homem para sua Gloria; Adão e Eva estavam na Luz, mas ao darem ouvido ao diabo, foram induzidos a pecarem, com o pecado, eles se distanciaram de Deus, e caíram no reino das trevas, e assim até nos dias de hoje geralmente a humanidade nasce nas trevas e vive na sombra da morte, com brigas, drogas, alcoolismo, misérias, ódio, violência, e todo tipo de sofrimentos que pertencem ao reino das trevas.
O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mt 4: 16,17.
Mas Deus é tão maravilhoso que fez sua luz brilhar nos dando nova vida, através do Senhor Jesus que nos comprou para Deus pelo seu sangue derramado na Cruz do Calvário, e aqueles que se entregam ao Senhor Jesus e vivem pela fé, são perdoados os seus pecados e curadas de suas enfermidades, sua dívida foi paga pelo Senhor Jesus.
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. (Cl 2:14,15)
Libertem-se dos espíritos das trevas, e passem a ter uma nova vida, saia das trevas e entre na luz, você será protegido e iluminado pelo Espírito Santo e terá dentro de si o Reino de Deus, e assim alcançará a paz, a felicidade, a prosperidade, e a salvação, dê um basta no seu sofrimento, Somente o Senhor Jesus pode restaurar sua vida.
Que Deus ilumine sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado.
Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. (Is 41.31)
As águias vivem em média 70 anos, no entanto, quando se aproxima dos 40 anos o seu bico pontudo que usa para caçar, envelhecendo, começa a se curvar, ao mesmo tempo suas garras, que usa para segurar a sua presa também já gasta, começam a se envergar, e a suas asas as penas velhas, começam a se entortar e já não consegue voar alto como fazia quando jovem, com isso, passa a ter dificuldades para caçar a fome o cansaço começam a chegar e então a águia só tem duas opções, ou se renova ou se entrega e morre e como por instinto de sobrevivência ela procura se renovar e a primeira coisa que faz é subir no lugar mais alto possível para se proteger e começa bater como o bico torto nas pedras até arrancá-lo, para que venha nascer um novo no lugar, a também arranha as pedras para arrancar a garras velhas para que venham nascer novas garras e numa tentativa desesperada bate com as asas contra os penhascos para arrancar as velhas penas a fim de que venham crescer novas, porque, se não fizer vai morrer de fome, ou como presa dos outros animais, após em média um ano de sacrifícios, ela vê, novamente seu bico pontudo, suas garras fortes e suas asas com novas penas, então, ela voa bem alto o vôo da vitória, porque conseguiu se renovar para viver.

Assim também acontece com o homem que precisa se renovar no coração e no espírito para viver, pois chega um período da vida em que o coração cheio de traumas, tristezas, amarguras, mágoas, etc. e como conseqüência a pessoa começa a se auto condenar, falar negativamente sobre tudo e culpar a todos pelas suas derrotas. Note que geralmente essa pessoa já teve força mais agora cansada com espírito pessimista e desanimada murmura e reclama, pois, vêem os problemas financeiros, a saúde debilitada, talvez desenganada pelos médicos, a família destruída pelos vícios e brigas, e percebe que não está conseguindo mais os seus objetivos, e não tem forças para lutar, e dar a chamada volta por cima, como antes “o vôo da águia” e resolver tudo, então só existem duas alternativas, Crer ou não Crer, agir como as águias, ou se renovado no coração e no espírito, ou como a maioria das pessoas nesse mundo se entrega ao desanimo e esperar o pior e ate mesmo a morre espiritual. Então, ore a Deus sempre em nome do Senhor Jesus, por um coração novo e um espírito novo, que você venha olhar a vida com os olhos de Deus, valorizar cada dia que nos acrescenta e fazer sempre o seu melhor cheio de fé de amor a Deus e ao próximo, somente assim, você terá suas forças renovadas para “subir com asas como águia” e ser um vencedor.
Que Deus ilumine sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado.

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)

Bom a vontade de Deus é boa agradável e perfeita, e é exatamente isso que o Senhor Jesus quer para nossas vidas, que todos experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, que significa dar ao seu povo, saúde, prosperidade, paz e salvação, enfim felicidade total, mas para isso, é necessário que você não se conforme com a imposição deste mundo, ou seja, deste século, misérias, doenças, e problemas familiares, vícios, pensamentos negativos etc. renovar o coração e a mente com a fé na palavra e no nome do Senhor Jesus, com o coração aberto e disposição para fazer a vontade de Deus, eliminado da sua mente e coração as coisas velhas que acabam por destruir a sua vida.
E somente o Espírito Santo pode restaurar o seu coração, mas, para isto, é necessária uma entrega total de sua vida ao Senhor Jesus, perdoando aqueles que te ofenderam, pois só perdoando seremos perdoados.
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; (Mt 6.12)
Use a sua fé, e participe dos cultos de libertação nunca falte ao domingo, busque o batismo com o Espírito Santo, e então se cumprirá a promessa de Deus.

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito...(Ez 36.26-27)
Que Deus ilumine sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado.
"Enquanto ele ia, as multidões o apertavam. Certa mulher que, havia doze anos,  vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar [e que gastara com os médicos todos os seus haveres], veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia." (Lucas 8.42-44)
                              
Note que esta mulher poderia ter depositado a sua fé em outras pessoas.
Entre a multidão havia dois grupos de pessoas e também o Senhor Jesus. O primeiro grupo a ser lembrado é a numerosa multidão, que a palavra de Deus mostra com clareza. Perceba que ela poderia ter falado com as pessoas para ver o que elas achavam, se deveria ou não tocar no Senhor Jesus, se daria certo ou não. Ao invés de tocar as vestes do Senhor Jesus, aquela mulher poderia ter tocado as vestes de qualquer pessoa da multidão isto é, poderia ter depositado a sua fé e confiança em qualquer um dos que ali estavam, mas ela não fez isso, pois nem mesmo os médicos puderam curá-la, ela sabia que aquelas pessoas não poderiam fazer nada por ela; além disso, entre aquelas pessoas havia gente má, que podia até mesmo ferir ela mais ainda, ou seja, apedreja – lá, pois ela se encontrava imunda. Devemos confiar somente no Senhor Jesus, por isso está escrito:
"Maldito o homem que confia no homem e faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17.5)     
È sempre bom termos pessoas com quem podemos contar, mas somente Jesus pode realmente nos curar libertar e restaurar nossa vida trazendo assim salvação. Não coloque a sua fé e confiança em homens, por mais maravilhosos que eles sejam; confie somente e exclusivamente no Senhor Jesus.
O segundo grupo são os discípulos do Senhor Jesus, que também a bíblia mostra que o Senhor Jesus andava sempre com eles. Note também que aquela mulher poderia ter depositado a sua fé nos discípulos do Senhor Jesus, tirar suas duvidas ou buscar neles mesmo a solução do seu problema, pois eles também tinham fé e estavam sempre com o Mestre.
Nos dias atuais temos visto muitas pessoas depositarem sua fé e confiança em líderes religiosos ou até mesmo em instituições, e o pior é que muitos líderes instigam as pessoas a acreditarem que somente eles são de Deus. E infelizmente muito caem nessa armadilha do mal, se vestem com a camisa de um ministério “mas” não colocam o Senhor Jesus no coração.
Esta mulher poderia ao invés de tocar as vestes do Senhor Jesus, tocar as vestes dos discípulos isto é, poderia ter depositado sua fé e confiança neles, afinal, eles andavam com o Senhor Jesus e talvez pudessem curá-la, mas movida pela fé ela não fez isso, pois sabia, que nem todos os discípulos juntos poderiam curá-la; mas somente o Senhor Jesus.
É bom termos uma boa igreja, amigos verdadeiros, pastores verdadeiros com quem podemos contar, mas somente o Senhor Jesus pode realmente nos curar e restaurar nossas vidas nos dado assim a salvação. Não deposite a sua fé e confiança em homens famosos, igrejas e instituições ou até mesmo ministérios; confie exclusivamente no Senhor Jesus.
Aquela Mulher depositou sua fé e confiança somente no Senhor Jesus e por isso alcançou o que almejava. Nossa fé tem que ser exclusiva no Senhor Jesus.
Ela colocou no seu coração um objetivo, e com a sua fé e confiança o alcançou.

"Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança" (Salmo 40.4) 


Muitas pessoas deixam de ser abençoadas, pois estão depositado sua fé e confiança no destino errado: Ao invés de ter fé e confiar somente e exclusivamente no Senhor Jesus estão depositando a sua fé e confiança nos homens, em líderes religiosos ou em igrejas e instituições ministérios. É bom podermos contar com pessoas que se importam conosco. É bom, também, podermos contar com uma boa igreja e pastores verdadeiros, mas, para que possamos ter a vida restaurada e sermos curados, libertos e Salvos, devemos confiar e depositar nossa fé exclusivamente no Senhor Jesus.


Que Deus ilumine sua vida em nome do Senhor Jesus.
Pr. Fernando O. Machado.